Clinica Veterinária
Colônia Agrícola Samambaia, Ch 96 Lote 01 Lj 04 - Taguatinga Norte
Telefone:
61-33535037
61-92813408
61-85492037

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Piometra



          A piometra é uma desordem uterina crônica de origem hormonal causada por uma infecção bacteriana, que acomete cadelas e gatas podendo resultar em severa bacteremia e toxemia. Ocorre mais comumente em fêmeas adultas e o aparecimento da enfermidade pode estar relacionado com a administração de progesterona ou estrógeno exógenos, que são hormônios sintéticos encontrados nos anticoncepcionais, erroneamente administrados esses animais. Os sinais clínicos e exames complementares são essenciais  no diagnóstico e o tratamento cirúrgico é de fundamental importância.

Causas

            A Escherichia coli é a principal bactéria associada a piometra, sendo isolada em 59% a 96% dos casos. No entanto, Sthaphylococcus, Streptococcus, Klebsiella, Pseudomonas, Proteus e Pasteurella também podem ser isoladas. Uma piometra causada por E. coli pode evoluir para insuficiência renal, como consequência de uma glomerulonefrite (inflamação renal) de origem imunológica, que é agravada pela azotemia (insuficientcia renal) pré-renal devido à desidratação associada ao choque séptico. A inflamação renal modifica os fenômenos de reabsorção líquida por depressão da ação do hormônio antidiurético, resultando em poliúria e polidipsia compensatória.

Sintomatologia.

                Os sinais clínicos variam de acordo com a gravidade da doença. A sintomatologia característica da piometra de cérvix aberta é uma descarga vulvar inodora de consistência mucosa a purulenta e coloração variável. Sinais de anorexia, vômito e diarreia também podem estar presentes. As cadelas com piometra de cérvix fechada tendem a apresentar um pior quadro clínico, caracterizado por abdômen abaulado, letargia, depressão, inapetência, anorexia, poliúria, polidipsia, vômito e diarreia. Hipertermia pode estar presente normalmente associada à inflamação uterina e infecção bacteriana. Em caso de toxemia observa-se taquicardia, tempo de preenchimento capilar prolongado e pulso femoral fraco.

Diagnostico

            O diagnóstico da doença deve ser firmado com base no exame clínico, exame físico e exames complementares, como ultrassonografia abdominal. O hemograma pode revelar uma anemia e infecção.  Também relatamos um aumento na concentração sérica de imunoglobulinas, aumento na circulação de imunocomplexos e lisoenzimas além de supressão da atividade linfocitária. Hiperproteinemia e hiperglobulinemia podem estar presentes pela estimulação do sistema imunitário associada à desidratação, além disso, a insuficiência renal leva ao aumento dos níveis séricos de uréia e creatinina. Ocasionalmente observa-se aumento na fosfatase alcalina e alaninoamino transferase como resultado de dano hepatocelular devido à septicemia. A disfunção ácido-básica mais comum em cadelas com piometra é acidose metabólica.

 Tratamento

              O tratamento para piometra é a castração (ovariestectomia, remoção de úteros e ovários) imediata pois se trata de uma doença potencialmente fatal. Após estabilização da paciente com fluídos intravenosos e antibióticos, o tratamento definitivo pode ser efetuado.



         

Prevenção

              Evitar o uso de anticoncepcionais, assim como a realização da castração eletiva. Lembrando que as cadelas castradas antes do 1° e 2° cio minimizam a probabilidade de terem câncer de mama na vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário